Pages

terça-feira, 10 de agosto de 2010

NOVAS PROFISSÕES NA ÁREA DE TI


PROJETISTA DE REDE LOCAL
- O que é?
É um profissional que está apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades na área de redes de computadores, em problemas práticos encontrados na área de negócios de uma empresa. A solução de problemas computacionais utiliza tecnologia existente na área, não obstante, este profissional deve manter uma busca constante pela inovação tecnológica na operação, projeto e gerência de redes de computadores.
- O que faz?
Esse profissional é capacitado para: gerenciar redes de computadores; criar interligações em redes distintas; implantar e gerenciar mecanismos de segurança sobre comunicação de dados; instalar e gerenciar sistemas operacionais de redes; resolver problemas relativos à comunicação de dados (incluindo segurança nas comunicações); configurar e integrar serviços que operam sobre redes remotas de computadores (Internet e Intranet) e redes locais (serviços de autenticação, diretório, arquivos e outros); integrar equipamentos de infra-estrutura de redes; trabalhar com novas tecnologias de redes de computadores.

Além disso, você também poderá criar projetos que otimizem o desempenho da conectividade entre sistemas distintos, permitindo a análise e obtenção de soluções para resolver problemas que possam surgir.

- Onde trabalha/atua?
O mercado para a área está muito aberto, estão faltando muitos profissionais qualificados, o que define uma grande oportunidade para o profissional que receber em sua formação uma qualificação voltada para atender a este mercado.

A atuação aplica-se em processos de desenvolvimento de produtos e serviços, sobre os quais se torna importante um raciocínio lógico-matemático, inerente à função de profissional.

Este profissional pode atuar em todo meio empresarial, grandes corporações, pequenas e médias empresas, o setor de serviços, indústrias, comércio, a área de educação, todos necessitam de profissionais atuantes na área.

O mercado de trabalho para este profissional está em plena expansão, além de espaço necessário em empresas de qualquer área do mercado.

Todas as soluções atuais nestes setores são construídas sobre operação e serviço de redes, com uma evolução contínua da tecnologia, que exige progressivamente mais profissionais qualificados e atualizados.
- Quanto ganha?
Para atividades técnicas a faixa salarial média é de 6 a 8 salários mínimos em grandes centros e de 4 a 6 salários mínimos nas cidades do interior. Para as atividades de gerência e supervisão a faixa salarial média é de 15 mínimos.
Os salários são de 10 a 100% superiores à média que o mercado paga aos profissionais sem certificação que ocupam as mesmas funções.
- Onde tem cursos para se qualificar (cidades)?
Considera-se que as grandes capitais possuem cursos profissionalizantes na área de Redes de Computadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário