Pages

domingo, 5 de junho de 2011

Apple prepara serviço de música na "nuvem"

O gigante da tecnologia Apple realizou acordos com algumas gravadoras para lançar um novo iTunes, que permitirá alojar as canções na "nuvem", sem necessidade de download, como já fizeram Google e Amazon. Segundo blogs de tecnologia, o novo iTunes poderia ser apresentado oficialmente na Conferência de Desenvolvedores da Apple, que acontecerá de dia 6 a 10 de junho em San Francisco (EUA).
O acesso à "nuvem" surgiu como possível novo método de distribuição da indústria musical e as grandes empresas estão disputando uma corrida para lançar o serviço e conquistar o mercado. Há apenas algumas semanas, a Amazon lançou um site na "nuvem" onde os usuários podem alojar sua música e ter acesso a estes arquivos a partir de qualquer dispositivo conectado à internet e sem o perigo de perdê-los por uma falha do disco rígido.
No último dia 10 de maio, o Google lançou serviço semelhante, o Google Music, que dá acesso a canções da "nuvem" a partir da rede e de novas aplicações para dispositivos Android.
Tanto os serviços da Amazon como o do Google nasceram sem o envolvimento da indústria fonográfica, e por isso ainda não se pode comprar uma música e enviá-la à "nuvem". Hoje, o serviço das duas empresas permite apenas que os usuários enviem músicas que eles já possuem. A Apple quer dar um passo à frente das rivais, e já teria entrado em acordo com três das grandes empresas do mercado fonográfico: Sony Music, EMI e Warner Music.
Se o acordo da Apple com as gravadoras realmente funcionar, o usuário não vai precisar sequer baixar as músicas que comprar. Elas iriam direto para a "nuvem", ficariam à disposição, e bastaria um clique para acessar e tocar cada uma, por streaming.

Fonte: Revista ÉPOCA  

Nenhum comentário:

Postar um comentário